"Todo Mundo pode fazer História, só um grande homem pode Escrevê-la"

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Poesia para Jacques DeMolay

Postado por Neto 21:02 | 1 comentário


Oh, Grande mártir, Jaques Demolay
Seu nome é símbolo de valor
Não fora a marcha negra da igreja
Talvez hoje não te daríamos louvor

Não reverencio os que te mataram
Mas seu suplício não foi vão
Pois temos seus elevados ideais escritos:
No sangue, passado no coração.

Oh, Jacques. Fina flor da cavalaria
Fostes suprimidos na vil inquisição
A igreja que era só tirania
Hoje se rende, e pede perdão.

Sem dúvida, meu bom herói
Não queiras ser melhor que deus
Más a inveja que a tudo corrói
Fez o rei suplicar os seus.
 
Suas idéias lindas, más outros eram cegos
Puseram-te contrário às ordens Bíblicas
Ora “Idéias não se extinguem por decretos
Ainda que se chamem bulas ou encíclicas.”

Não pretendo te santificar
Mas deixar guardado na memória
A lembrança de um cavaleiro se par
Que nunca te esqueça a história.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Curiosidades: Priorado

Postado por Neto 13:50 | Nenhum comentário

Priorado é a designação que recebe qualquer mosteiro dirigido por um prior, ainda que o termo seja utilizado também pelos Dominicanos, Agostinhos eremitas, Cartuxos, Carmelitas e Servitas para designar as suas abadias. Existe ainda a separação entre priorados conventuais e priorados simples ou de obediência, de acordo com a classificação, por exemplo, das Ordens Militares (p. ex. Os Templários). Os primeiros consistem em mosteiros não governados por abade por não incluirem os doze monges necessários para o estatuto de abadia ou por outras razões. Os priorados simples estão dependentes de uma abadia e estão sujeitos à autoridade do seu abade.

Pesquisando pela Internet, encontramos a seguintes definições para "Priorado": Cargo do pároco ou superior de convento ou ordens monásticas e/ou Dignatário, nas antigas ordens militares.

MAÇONARIA


GRANDE PRIORADO DO BRASIL – GRANDE PRIORADO DAS ORDENS UNIDAS – RELIGIOSAS MILITARES E MAÇÔNICAS – DO TEMPLO E DE SÃO JOÃO DE JERUSALÉM, PALESTINA, RODES E MALTA DO BRASIL.

Essa Ordem é dividida em dois graus, por assim dizer. Os Cavaleiros Templários e os Cavaleiros de Malta. Ambas são dirigidas pelo Grande Priorado do Brasil – GOB. Para ter ingresso e ser Instalado (armado) nessa Ordem é necessário você ter sido Exaltado como Companheiro no Arco Real e professar a fé na Santíssima Trindade. Temos notícias que em 1791 houve a união de sete acampamentos independentes, foi realizado o primeiro Conclave da ordem, como a conhecemos hoje. As assembléias onde os Cavaleiros Templários se reúnem são conhecidas como Preceptórios e quem a dirige é o Preceptor. As assembléias de Cavaleiros de Malta são conhecidas como Priorado e quem a dirige é o Prior. A Cerimônia é realizada num Templo que representa uma capela.

A estrutura e qualificação dos Cavaleiros Templários são assim:

• Eminente Preceptor;
• Capelão;
• Primeiro Guardião;
• Segundo Guardião;
• Tesoureiro;
• Escrivão;
• Marechal;
• Esmoler;
• Principal Arauto;
• Segundo Arauto;
• Capitão da Guarda;
• Primeiro Porta Estandarte;
• Capitão da Guarda e
• Guarda.

CAVALARIA
PARECER SOBRE AS NOMENCLATURAS IMPRECISAS DA ORDEM SAGRADA DOS SOLDADOS COMPANHEIROS DE JACQUES DEMOLAY

1) A tradução adequada de “Priory” é “PRIORADO” (tendo em vista o conceito histórico; e a opção escolhida pelo autor do ritual original, em se referir a um “priorado de cavaleiros” e não a um “convento de cavaleiros”);

2) A tradução adequada de “Commander” é “COMANDANTE” (tendo em vista o contexto histórico e a tradução feita em Língua Portuguesa – Galego-português, no século XIII). Cada Priorado de Cavaleiros da Ordem DeMolay deve ser liderado por três comendadores: Ilustre Comandante Cavaleiro, Comandante Escudeiro e Comandante Pajem;


3) As traduções atuais dos demais cargos dos graus da Ordem da Cavalaria DeMolay podem permanecer como estão, ou, antes de modificados devem ser examinados dentro de um contexto histórico por alguém tecnicamente capacitado.



Fonte: http://paulodemolay.blogspot.com/ e Supremo Conselho, Revista Universo Maçônico e Pesquisas On Line.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

De Joelhos, eu Juro

Postado por Neto 11:41 | Nenhum comentário


Hoje, me lembrei daquele dia
Que, de joelhos, eu jurava
Não sabia para quem; não sabia por quem.
Um tal de “demolê”, ele gritava

Olhava ao redor: não via o medo de fracassar
Olhava ao redor: mitos e lendas a me fitar
Eles também de joelhos juraram.
E também de joelhos morreram
Morreram para deixar sonhos vivos.
Será mesmo que morreram?

Naquele dia, predominava somente a escuridão
Toques, badaladas e palmas como a batida do coração
Foi então que acenderam 7 velas.
“Sete Baluartes” dizia ele
Para mim, apenas VELAS, SEBO.
“Acorda galera, não vê o que vejo?”

É! Realmente não viam, eu que o digo
Hoje, falo aos iniciados: “vamos ficar ligado, porque num é brinquedo, não
Aqui vocês ganharam mais que amigos
Por aquelas velas, eu te digo, vocês ganharam Irmãos”

Da 1ª, eu nasci;
Da 4ª, eu viverei;
Pela 7ª, morrerei
Mas naquele dia, algo me dizia
Que DeMolay eu seria;
DeMolay eu serei

“Diferente para mostrar que somos todos iguais”
De joelhos, eu juro
Juro por você, mas você nem sabe.
Saber pra quê?
Ética DeMolay

A Maçonaria nos coroa com uma joia: seu abraço
Entre suas colunas, construímos nossa moradia
Vejam só o que faço: hoje defendo algo que eu nem sabia que existia
Mas de fato, o faço

Covardia! É isso que pessoas fazem depois que apunhalam outras pelas costas
Sem saber de seus Baluartes e de sua História
Todos de Preto: é o luto pela Covardia
Todos de Vermelho: é o preço pela Valentia
Todos de Branco: é a busca – incansável – pela Paz

Segredos? ...Não...
Símbolos tentam, mas não explicam. Cabe a nós sermos compatíveis
Segredos? ...Sim...
Afinal, todos temos.
Mas não se preocupe: as espadas são visíveis

O tempo vai passando.
O que pude fazer, eu tentei
Errei, é verdade, mas tentei
E continuarei errando e tentando
Mas, até hoje, desses erros eu fujo
Até hoje, meus Irmãos, não tem explicação:
DE JOELHOS, EU JURO


Por Gills Lopes

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Estilo DeMolay de Viver

Postado por Neto 10:22 | Nenhum comentário


DeMolay, não é algo implícito ou imposto quando somos iniciados a fileiras de um Capitulo, mas aos poucos percebemos que antes de pensar em uma ação, nos lembramos "de qual impacto isso causará ao meu Capítulo, e como seremos visto pelos nossos pares".

Às vezes se torna um paradigma de quão importante é a visão de liderança que a Ordem DeMolay nos transmite, quando somos integrados as colunas de um Capítulo, vemos como o Mestre Conselheiro conduz os trabalhos, introduzimos em nossas metas enquanto DeMolay, a vontade de sentar-se no Oriente, e fazer mais por nossa causa. E isso não pode demorar muito, pois temos outras metas de vida, e para um momento ideal, um objetivo deve ser atingido de cada vez, para que a satisfação seja de um trabalho “bem feito”.

Enfatizo também o ciclo de amizades DeMolay que é formado através da afinidade, quão inexplicável, pessoas que você mal conhecia que às vezes nunca tinha visto na vida, se torna em alguns minutos “irmãos”, amigos de infância e “cúmplices de segredos”. Em todo circulo de amizades nos identificamos com aqueles que tenham as mesmas formas de pensa e agir, que as nossas. A Ordem DeMolay solidifica estes laços que se tornam eternos. Assim como em uma família, o DeMolay insere-se num contexto em que valores como “união”, “respeito”, “fidelidade”, “poder” e “amor”, permanecem agregados em nossos corações a todo o momento, e os levamos, para faculdade, trabalho e para sociedade.

Falando em sociedade, lembramos do nosso compromisso para com os necessitados e as escolas públicas, o preceito de “solidariedade” se transforma em uma constante em nossa rotina diária. Retornamos ao tema: “Filosofia de Vida DeMolay”, poderia resumi-la as virtudes que regem as nossas reuniões e que em forma de sete luzes sagradas, brilham no interior de cada DeMolay dentro e fora dos seus Capítulos. “Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo”.

Sete guias perfeitos para nossa alma, sete jeitos de viver, sete maneiras de ver o mundo ou de mudá-lo, isso já depende de cada um.

Fonte: http://demolayhojesempre.blogspot.com/



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Supremo Conselho Internacional & DeMolay International

Postado por Neto 01:01 | Nenhum comentário

Quando a Ordem DeMolay começou, ela se expandiu tão rapidamente que "Dad" Frank Land percebeu a necessidade de criar um órgão para supervisionar a Ordem. O Grande Conselho da Ordem DeMolay foi organizado para fiscalizar as políticas e atividades de todos os Capítulos, e para assegurar a coerência e funcionamento em todo o país.
Emblema SCI

Quando a Ordem DeMolay expandiu para além das fronteiras dos Estados Unidos da América, o Grande Conselho foi renomeado como "Supremo Conselho Internacional" (SCI). Hoje, o SCI continua a servir como o órgão executivo do DeMolay International. Um Grande Mestre e outros quatro Diretores são eleitos para a liderança do DeMolay International através do SCI. Além disso, o SCI é a autoridade sobre todas as questões relativas aos Capítulos, Conselhos Consultivos, membros, finanças, rituais, conflitos, queixas e recursos. 


Emblema DI
Qualquer alteração no Estatuto da Ordem DeMolay deve ser considerado e aprovado pelo Supremo Conselho Internacional ou pelo “Board” (Conselho de Administração da Ordem DeMolay). O Board consiste no seguinte: 08 Representantes de Região (01 de cada uma das 08 Regiões DeMolay), o Grande Mestre, o Grande Primeiro Conselheiro, o Grande Segundo Conselheiro, o Grande Secretário, o Grande Tesoureiro, um representante escolhido pela Conferência dos Oficiais Executivos, e 02 membros da Classe 6 do DeMolay International. O Grande-Mestre é o Presidente do Board. O Grande Primeiro Conselheiro é o vice-presidente. O Grande Secretário é o Secretário do Board. O Board reúne-se durante os últimos três meses do ano civil em um momento e lugar escolhido pelo Grande-Mestre. Outras reuniões podem ser convocadas pelo Grande Mestre. O Board administra todas as transações de negócios da Ordem, exceto matérias reservadas no regimento interno ou as normas e regulamentos. 

Emblema Congresso Internacional

Além do Supremo Conselho Internacional, como um meio para a liderança adulta do DeMolay International conhecer e discutir o futuro da Ordem DeMolay, o Congresso DeMolay Internacional foi criado para dar aos DeMolays Ativos a oportunidade de se reunirem a nível internacional. O primeiro Congresso foi realizado em 1967 e o Congresso continua a cumprir e a desempenhar um papel essencial na tomada de decisões que impacta o futuro da Ordem DeMolay Internacional. O Congresso é composto por 02 delegados DeMolays Ativos de cada jurisdição e que são selecionados pelo Oficial Executivo (geralmente o Mestre Conselheiro Estadual e o Secretário do Congresso Estadual). O objetivo do Congresso é duplo: (1) para atuar como um fórum educacional para os participantes DeMolays Ativos e fornecer informações sobre as operações do SCI, e (2) para dar aos membros do SCI a chance de ouvir as idéias dos DeMolays Ativos. O Congresso DeMolay é liderado por dois DeMolays Ativos que são eleitos pelos delegados do Congresso a cada ano: Mestre Conselheiro Internacional e Secretário do Congresso Internacional.
Para servir de suporte para Oficiais Executivos, suas jurisdições, Capítulos e seus membros, e manter o crescimento e o desenvolvimento da Ordem DeMolay, O Serviço de Atendimento DeMolay Internacional & Centro de Liderança foi fundado em Kansas City, Missouri. O Centro de Atendimento e Liderança une a equipe profissional e as operações do DeMolay International. Além disso, a sede abriga a loja de produtos DeMolay. É a única fonte autorizada da Ordem DeMolay de jóias, produtos, roupas e materiais promocionais.

Fonte: DeMolay International

Resumo explicativo:
O DI engloba os membros da Ordem DeMolay International (entre eles, 03 brasileiros e membros de todos os demais países onde existe a Ordem DeMolay), divididos em Classes. Esses membros se reunem no Congresso Internacional e elegem os Diretores do SCI: Grande Mestre, Grande 1º Conselheiro, Grande 2º Conselheiro, Grande Secretário e Grande Tesoureiro. O SCI cuida dos Capítulos, Conselhos Consultivos, Oficiais Executivos e Rituais. O SCI também dirige o Board (Conselho Administrativo) do DI. Já o DI cuida da parte administrativa, registros, nome, marca, contratos e comercialização dos produtos oficiais da Ordem DeMolay. E dentro do Congresso Internacional do DI ocorre a Sessão Anual do SCI.
Tudo isso existe para melhor atender os interesses da Ordem DeMolay e as exigências legais dos EUA, onde a sede do DI/SCI se localiza.
 
Fonte: http://www.virtudecardeal.blogspot.com/

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Candidatura a Diretoria Executiva do SCODRFB para o período de 2011-2013

Postado por Neto 12:31 | Nenhum comentário

Queridos Irmãos,
É com muita satisfação que apresento o meu nome para o Cargo de Grande Mestre Nacional, para dar continuidade à obra que a gestão atual vem fazendo, e podermos alçar novos vôos, pela competência e dedicação desta nova diretoria Executiva.
Eu perdi o meu pai em 1992, e para contemplar o desejo dele resolvi em 1993, deixar a vida profana, iniciando no capítulo Antonio Alarico Faro, Corumbá-MS, onde ele deixou meu nome em uma petição na loja patrocinadora do Capítulo.
Desde então, diuturnamente, venho me dedicando à Ordem DeMolay. Em 1995 fui eleito e empossado Mestre Conselheiro por dois semestres e, em 1996 fui sagrado chevalier na Corte de Chevalier Arlindo dos Santos, RJ, sendo o primeiro Chevalier do Estado de MS, e com espírito desbravador resolvi, em 1996, ser co-fundador da Corte Antonio Maria Coelho n° 20, tornando-me o primeiro Grande Comendador Chevalier do MS.
Preocupado com o futuro da Ordem, resolvi em 1997, ser o maior articulador da campanha do irmão Luis Otavio, para Mestre Conselheiro Nacional. Ainda com os olhos para o futuro, então Sênior DeMolay, fui consultor do capitulo por três mandatos; Presidente do Conselho Consultivo por dois mandatos, sendo em 2004 eleito Grande Mestre Estadual Adjunto por Mato Grosso do Sul, período que enfrentei juntamente com o Grande Mestre Estadual, amigo e confidente Tio Kieling a Fundação do Demolay Shop.
Não podendo parar por aí, em 2006 fui eleito Grande Mestre Estadual do Mato Grosso do Sul, sendo o primeiro Sênior DeMolay a ocupar este cargo no Mato Grosso do Sul.
Já conhecido nacionalmente com o apoio de muitos irmãos, em 2009 fui eleito Grande Mestre Nacional Adjunto do SCODRFB, sendo inclusive um dos principais articuladores da campanha deste nosso memorável irmão Carlos Eduardo Braga – Grande Mestre Nacional, que em retribuição não vem medindo esforços para apoiar-me.
Nós podemos fazer a diferença, por isso peço o seu voto de confiança e a toda minha diretoria escolhida a dedo, não por outro motivo, que não seja os méritos, pelo trabalho de cada um à Ordem DeMolay especificamente ao SCODRFB.


Fraternalmente,


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Maldição de Jacques DeMolay

Postado por Neto 00:22 | Nenhum comentário

No momento em que era amarrado no pelourinho, DeMolay gritava:
" - Vergonha! Vergonha! Vós estais vendo morrer inocentes. Vergonha sobre vós todos".
Enquanto DeMolay queimava na fogueira, ele disse suas últimas palavras:
"- Nekan, Adonai!!! Papa Clemente... Cavaleiro Guillaume de Nogaret... Rei Filipe; Intimo-os a comparecerem perante o Tribunal do Juiz de todos nós dentro de um ano para receberdes o seu julgamento e o justo castigo. Malditos! Malditos! Todos malditos até a décima terceira geração de suas raças!!!
Após essas palavras, Jacques DeMolay, inclinou a cabeça sobre o ombro e entregou sua alma ao Pai Celestial.
Do Palácio Real, Filipe assistia a morte de DeMolay e ouvira suas palavras. Ficou em silêncio mas bastante assustado. Mais tarde comentou com Nogaret: "Cometi um erro, devia ter mandado arrancar a língua de DeMolay antes de queimá-lo."

Quarenta dias depois, Filipe e Nogaret recebem uma mensagem: "O Papa Clemente V morrera em Roquemaure na madrugada de 19 para 20 de abril, por causa de uma infecção intestinal", Filipe e Nogaret olharam-se e empalideceram.
Rei Filipe IV, o Belo, faleceu em 29 de novembro de 1314, com 46 anos de idade, quando caiu de um cavalo durante uma caçada em Fountainebleau.
Guillaume de Nogaret acabou falecendo numa manhã da terceira semana de dezembro, envenenado.
Após a morte de Filipe, a sua dinastia, que governava a França a mais de 3 séculos, foi perdendo a força e o prestígio. Junto a isso veio a Peste Negra e a Guerra dos Cem Anos, a qual tirou a dinastia dos Capetos do poder, passando para a dinastia dos Valois.
Hoje tomamos Jacques DeMolay como símbolo de lealdade e tolerância e lembramos dos seus feitos de coragem.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mapa da Ordem DeMolay pelo mundo

Postado por Neto 00:00 | Nenhum comentário


A Ordem DeMolay é uma ordem iniciática de princípios filosóficos, fraternais e filantrópicos, patrocinada pela Maçonaria, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 18 de Março de 1919 em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay e Conventos (ou Priorados) da Ordem da Cavalaria, denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada na história de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por não ter confessado as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja Católica, partidas do rei Filipe IV de França, e aceitas pelo papa Clemente V. Sendo motivo dessas acusações a ambição de Filipe pelas posses da antiga Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

Há cerca de 205 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de setecentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Perú e Uruguai.

No dia 08 de abril de 2008, o Deputado Estadual de São Paulo Bruno Covas criou o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março de cada ano. No dia 19 de janeiro de 2010, o então presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei Federal nº 12.208, instituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo de Bruno Covas, que escolheu esta data por marcar a data de falecimento de Jacques DeMolay, herói mártir da Ordem.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

MICKEY MOUSE, O Camundongo DeMolay

Postado por Neto 16:35 | Nenhum comentário

Walt Disney, como todos já sabem, foi um grande DeMolay. Muito atuante em seu Capítulo, muito querido e muito respeitado por todos. Certo dia, quando estava apenas começando a sua carreira de desenhista, indicou um amigo, chamado Mickey, para que fosse iniciado na Ordem DeMolay. Passou boas referências sobre o garoto, o que levou a ser aprovado.
Tão grande era o respeito que os demais DeMolays tinham por ele que acharam que não era necessária uma sindicância sob o forasteiro, e Mickey seria o único iniciado naquele dia.
Chegando, então, o dia da iniciação, todos já demonstravam uma ansiedade em conhecer o profano que iria ser iniciado. Todos tinham certeza que realmente seria um grande DeMolay, pois Disney havia empenhado a sua palavra.
Porém, Mickey, demorava a chegar, a cerimônia estava preste a ser iniciada e ainda não havia chegado. Naquela altura todos já perguntavam a Disney: onde está o garoto? Disney sempre respondia: no momento certo ele vai chegar. Alguns já pensavam em cancelar a iniciação, mas Disney não deixou. Pediu que começasse a cerimônia de abertura e que se o garoto não chegasse até esta se encerrar que cancelassem.
Em um clima de constrangimento os DeMolays começaram a cerimônia de abertura do Grau Iniciático, quando esta acabou os irmãos notaram que o garoto Mickey não havia chegado. Todos estavam decepcionados com o garoto e, também, com que o indicou.
Foi então naquele momento em que o Irmão Walt Disney surpreendeu a todos. Ele dirigiu-se até o altar e disse: “O garoto Mickey esteve este tempo todo comigo, já está na hora de apresenta-lo a vocês”. Todos se espantaram, pois ninguém havia visto o garoto. Foi então o momento em que Disney tirou de dentro de um grande envelope um desenho e, logo em seguida, apresentou a todos seus irmãos DeMolays. Era o desenho de um camundongo simpático e sorridente. Ninguém estava entendendo e Disney complementou: “este é o Mickey, ele não vai decepcioná-los”.
Mickey, um simples desenho e até então desconhecido por todos, simbolicamente, e com um DeMolay segurando o desenho, percorreu as colunas, fez seu juramento e foi iniciado como todos nós, tornando-se assim um DeMolay.
Anos mais tarde, Walt Disney, criou o maior parque de diversões, a Disney World, e sempre com muito orgulho dizia: “lembrem-se, tudo isto começou com um camundongo”.
Mickey, conforme prometeu Disney, não nos decepcionou: é um camundongo muito querido e simpático, praticante dos bons valores e virtudes DeMolays, assim como foi o seu criador. É a grande figura daquele parque, ocupando o lugar de maior destaque.
Hoje, Walt Disney, está inscrito no “Hall da Fama DeMolay”, e Mickey pode ser encontrado no Supremo Conselho Internacional. Ambos estão imortalizados em nossas memórias, pois fizeram parte de nossas infâncias, assim como continuam, e continuarão, a fazer parte da infância de muitas crianças.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Escudeiros da Távola Redonda

Postado por Neto 11:14 | Nenhum comentário


O que são os Escudeiros?
A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda foi fundada em 1997, na cidade de Vancouver, como uma organização filiada à Ordem DeMolay. Rapidamente, espalhou-se pelo território americano e chegou ao Brasil, por intermédio do Colégio Alumni Juiz de Fora nº 001, que estabeleceu o primeiro núcleo de Escudeiros em terras brasileiras, em 07/12/2002, no Capítulo Juiz de Fora da Ordem DeMolay.
 
Qual é o objetivo da Ordem?
O objetivo da Ordem é permitir que meninos com a idade entre 07 e 12 anos possam participar das atividades da Ordem DeMolay.
 
Em que se baseia a filosofia da Ordem?
Os Escudeiros, assim como a Ordem DeMolay ensinam lições morais e valores para que os meninos possam ter uma adequada formação de caráter. Os Escudeiros possuem um ritual próprio, mais simples e de mais fácil compreensão. Em suas reuniões, o Mestre Escudeiro têm a assistência de um DeMolay ativo ou sênior (Nobre Cavaleiro) e um Maçom (Tio Consultor). As virtudes realçadas por esse ritual são as lições de vida de um escudeiro: Sabedoria, Verdade e Justiça, representadas, respectivamente pelos Livros, pela Espada e pelo Malhete.
 
O que significa o emblema dos Escudeiros?
O emblema dos Escudeiros é um círculo dividido em quatro quadrantes. No primeiro quadrante, do lado esquerdo, na parte superior, está o brasão da Ordem DeMolay, pois se não existisse Ordem DeMolay, não existiriam os escudeiros. No quadrante superior direito há um Malhete, representando o Malhete da Justiça, que é guardado pelo Mestre Escudeiro durante as reuniões. No quadrante inferior esquerdo, está a Espada da Verdade, que fica com o 1º Escudeiro. No quadrante inferior direito, estão representados os Livros da Sabedoria, que ficam sob a guarda do 2º Escudeiro durante as reuniões.
 
Um Escudeiro já é um DeMolay?
Não, um Escudeiro ainda não é um DeMolay. É sim filiado à Ordem DeMolay. Escudeiros e DeMolay’s tratam-se como irmãos. Um Escudeiro, por ter as qualidades necessárias para entrar na Ordem dos Escudeiros, após completar a idade necessária para ser um DeMolay, tem maiores chances de se tornar um membro da Ordem DeMolay, tudo dependerá de sua conduta, sempre.
 
Como fazer para se tornar um membro da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda?
 A idade para ingresso é de 07 anos completos à 12 anos incompletos. O candidato ao ingresso deve ser indicado por um Escudeiro, um DeMolay ativo ou sênior ou um Maçom, e passará por uma entrevista onde o candidato e seus responsáveis serão avaliados dentro das qualidades necessárias para sua integração na Ordem.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A iniciação de Jacques DeMolay, por Marius Granet (1777-1849)

Postado por Neto 00:03 | Nenhum comentário

Ordenação de Jacques de Molay em 1265 como um cavaleiro templário, a Beaune comenda. Pintura de Marius Granet (1777-1849).

A história desse quadro é um tanto quanto curiosa. Esse quadro retrata a iniciação de Jacques DeMolay na Ordem dos Templários. Podemos interpretar como sendo o então Grão-Mestre, sobre um trono elevado por 03 degraus, presidindo a cerimônia, tendo logo abaixo o Secretário fazendo o devido registro. O Capelão encontra-se com o Livro da Lei em mãos enquanto que Jacques de Molay presta seu juramento ajoelhado sobre ambos os joelhos. Logo atrás está um Mordomo segurando em mãos seu manto templário e espada.

O quadro foi pintado por um artista francês muito respeitado, conhecido como “Granet”. Esse foi um artista famoso e disputado pela França e Itália em sua época. Seu grupo de amigos contava com os maiores nobres e clérigos dos dois países, incluindo o Conde de Forbin, famoso Diretor do Museu do Louvre. Granet possuía o título de “Cavaleiro da Ordem de São Miguel” da França. Sua cidade natal, Aix em Provence, abriga um famoso museu nomeado com seu nome: “Museu Granet”.

Na parte inferior da moldura há uma placa de metal onde se lê em francês o seguinte texto em português:

"Iniciação de Jacques DeMolay na Ordem do Templo.
Por François Marius Granet, 1777 – 1849 em Aix en Provence."

Na lateral do quadro, o DeMolay International descreve através de um pequeno cartaz:

“Uma concessão de Beatriz de La Peine Stevens, em memória de seus pais, Barão e Baronesa Roger Wihy de La Peine. Avignon, França. Em homenagem aos Cavaleiros Templários e Hospitalários, com a sua mais profunda gratidão ao Museu DeMolay.”
Esse quadro esteve por mais de 01 século exposto no castelo da nobre família francesa “de La Peine”, na região da cidade de Avignon, França. A cidade de Avignon era uma importantíssima cidade, tanto na época de Jacques DeMolay como na época de Granet. Para se ter uma ideia, quando o Papa Clemente V assumiu o Papado, como o 1º Papa não-italiano desde o surgimento do Vaticano, ele rapidamente transferiu a sede da Igreja de Roma para Avignon, na França. Esse foi um fato ímpar e pouco conhecido na história da Igreja.


Enfim, os atuais membros da referida família francesa sabiam do valor do quadro pela importância histórica do artista, mas não imaginavam o valor daquele momento ali ilustrado. Quando souberam que existia uma instituição chamada de Ordem DeMolay, que tinha na história de Jacques DeMolay um exemplo para a formação moral de milhares e milhares de jovens, eles tomaram a belíssima iniciativa de disponibilizar essa obra de arte ao DeMolay International.
Temos certeza de que não haveria melhor lugar para esse quadro estar do que em um lugar de destaque na sede da Ordem DeMolay no mundo.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Brasão da Ordem DeMolay e seus Significados

Postado por Neto 11:40 | Nenhum comentário

O Brasão da Ordem DeMolay

O Brasão da Ordem DeMolay foi idealizado pelo fundador de nossa magnífica Ordem: Tio Frank Shermann Land. Ele a projetou como uma insígnia e símbolo que nos reconhecem como DeMolays e representantes dela. Todas as suas partes possuem um significado particular, e nós como DeMolays devemos ter esse conhecimento.

Brasões anteriores da Ordem DeMolay:



A Coroa - simboliza a Coroa da Juventude, que nos lembra as sete Virtudes Cardeais de um DeMolay. É um símbolo de Realeza e Poder, que deve ser a mesma pertinente ao caráter de todo o jovem que souber compreender e trazer consigo o exemplo das virtudes enunciadas pela Ordem como cardeais, que só serão obtidas com o tempo e com experiências da vida. Losango - Quadrilátero de quatro lados iguais e dois ângulos agudos e dois obtusos, significa o Alfa e o Omega, o início e o fim de nossas cerimônias.


Os Rubis - que ornamentam a Coroa são em honra ao nosso Tio Frank Sherman Land e os nove jovens - Louis G. Lower, o primeiro DeMolay; Ivan M. Bentley; Edmund Marshall; Gorman A. McBride; Jerome Jacobson; William W. Steinhilber; Elmer Dorsey; Clyde C. Stream e Dalph Sewell, cuja amizade os prenderam e os reuniram na formação da Ordem DeMolay. Os Rubis Vermelhos são em honra aos Fundadores que já faleceram. As Pérolas representavam os Fundadores quando vivos. À medida que a “convocação final” chegava a cada um deles, como vem a todo homem, um Rubi Vermelho tomava o lugar de uma Pérola. Atualmente não existem mais pérolas em nosso emblema, pois o último fundador faleceu há poucos anos.


O Elmo - é emblema do cavalheirismo que nós como DeMolays exibimos por nossa cortesia e respeito para todas as pessoas e sem a qual não haveria o caráter. Representado em cima da Coroa da Juventude, virado para o ocidente, recordando a nobreza dos cavaleiros medievais e toda a raça de sua existência, coragem e bravura em campos de batalha. Representa a postura hierárquica, sagrada e religiosa. Os candidatos quando se iniciam nos mistérios da Ordem DeMolay, formaram o próprio elenco do brasão, simbolizando que possuem todas as elevadas qualidades morais representadas pelo elmo: cortesia, nobreza de caráter, cavalheirismo, por tal motivo ingressando na Ordem, com autorização do Capítulo.


A Lua em quarto crescente - No centro do circulo, a lua é considerada o símbolo dos iniciados e quer dizer que, embora já tenhamos aprendido alguma coisa, ainda existe muito para aprendermos e muito para ser descoberto. A parte branca iluminada é o que já aprendemos, e a parte escura é o que falta aprender. É também um sinal do segredo e constantemente recorda  a nós  DeMolay’s o dever de não revelar os segredos de nossa Ordem ou trair a confiança de um amigo.


 
Estrela de cinco pontas - Sendo um símbolo muito complexo de ser interpretado. Chamada no mundo profano como pentalpha, pentagrama, estrela quinaria e estrela de cinco elementos. Representa o ser humano porque nela estão marcadas as cinco extremidades do homem: a cabeça, os braços e as pernas; bem como os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato; e ainda os cinco elementos naturais dos seres mimados: a matéria, o espírito, alma, força e vida interpretada fisicamente, simboliza que no corpo humano concentram-se as cinco forças ou elementos que a natureza impõe para perpetuar a espécie e a eternidade da vida. Pitágoras considerava a figura geométrica como o Emblema da Perfeição e do Supremo Saber. Esfera central azul - Representando o céu, rodeado por esferas brancas, representando a corrente formada pelos maçons protegendo os Capítulos, representados pela estrela de cinco pontas.


As Espadas - Duas espadas que se cruzam atrás do brasão. São a espada da justiça, lembrando Jacques De Molay, a fidelidade e tolerância de nosso mártir durante seu julgamento. Símbolo do sacrifico do iniciado em busca da luz, a necessidade do extermínio dos sentimentos profanos para a jornada do aperfeiçoamento. Significado diferente de punhal, que é o símbolo dos fracos, usado para atacar pelas costas, a espada significa uma pessoa forte, usada quando uma pessoa enfrenta seus problemas de frente.


As Estrelas - que cercam a lua crescente simbolizam a esperança e sempre e nos lembra das obrigações e deveres que um Irmão da Ordem deve a outro. O círculo simboliza a irmandade dos DeMolays e Capítulos, representados pelas dez estrelas que estão no círculo, que são também o fundador e seus nove companheiros.




O AMARELO: Predominante, significa a luz.
O VERMELHO: Significa força, energia e coragem.
O AZUL: Está para equilibrar o vermelho, formando o homem perfeito.

Estejamos seguros de usar este Emblema orgulhosamente, esteja ele em uma lapela, camiseta ou em um pedestal. Lembre-se, com toda a humildade, que quando você usa este emblema, você estará representando e estará falando para mais de três milhões de outros DeMolays distribuídos ao longo do Mundo.