"Todo Mundo pode fazer História, só um grande homem pode Escrevê-la"

sábado, 4 de setembro de 2010

Ordem DeMolay, muito além da solidariedade

Postado por Neto 12:03 | Nenhum comentário

O espírito humanitário é um dos pontos chaves da ordem que reúne jovens com idade entre 12 e 21 anos, e que busca preparar jovens lideranças incentivando o trabalho comunitário

MÍRIAM BOTELHO
Da Redação

Juramento de fidelidade às “Sete Virtudes Cardeais”: amor à família; reverência pelas coisas sagradas; cortesia; pureza de coração; patriotismo; fidelidade e companheirismo. São estes os principais itens para um jovem se tornar um novo membro da Ordem DeMolay que reúne jovens em diversos Estados e Países. Aqui em Cuiabá não é diferente. Vários jovens entre 12 a 21 anos realizam diversos trabalhos comunitários. E, tudo segue uma hierarquia, e, a cada seis meses, é feita a renovação da diretoria, que irá dar continuidade e organizar os novos trabalhos. Participam do Capítulo Marechal Rondon Nº 106 Ordem Demolay: Luís Ricardo Rozaboni (mestre conselheiro), e, ainda, como 1º conselheiro: Ney Henrique Arruda dos Santos, e Thiago Ribeiro de Figueiredo Meira, como 2º conselheiro.

Segundo Newton da Silva Arruda e Luiz Batista Dario, do Capítulo Marechal Rondon, a proposta da ordem é preparar jovens lideranças para o mundo, com o intuito de incentivar o trabalho comunitário. O jovem integrante é estimulado aos estudos, ritos, para que se torne um verdadeiro líder. Os projetos realizados englobam distribuição de alimentos à população de rua, noções de higiene para os carentes, doação de brinquedos a abrigos da Prefeitura da Cidade de Cuiabá, e hospitais. O espírito humanitário é compartilhado por irmãos de todo País.

Entre as novas propostas estão o trabalho de informatização, e criação de um site. Outra meta é a busca por uma maior aproximação junto aos órgãos ligados a infância e juventude. E, realização de sessões itinerantes, em escolas da periferia, centro de menores infratores, cadeias, e presídios. E, ainda na área social: aproximação com outros Capítulos no interior e em outros Estados.

Para integrar a ordem é preciso que o jovem seja indicado por outros DeMolays ou por maçons, aos quais chamam de tios, e passar por um processo de seleção e um rito de iniciação. Vale lembrar que os membros da Maçonaria ajudam apenas financeiramente, dão algumas orientações e emprestam o local de reuniões. O Capítulo Marechal Rondon existe desde a década de 90, e já realizou um cem de número de ações em diversas comunidades.

O movimento surgiu com Jacques DeMolay, mártir que dá nome à Ordem. O jovem foi condenado à fogueira no século XII pelo Rei Filipe, O Belo, por não revelar os segredos da seita medieval dos Templários, da qual fazia parte, nem o nome de seus companheiros. Seu exemplo é seguido por rapazes com perfis tão diferentes quanto um professor de inglês, um músico, um estudante universitário de Filosofia, um médico.


Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=186138

0 comentários: