"Todo Mundo pode fazer História, só um grande homem pode Escrevê-la"

domingo, 16 de janeiro de 2011

Vestimentas dos Seniores DeMolay‏‏

Postado por Neto 13:48 | Nenhum comentário


Nós últimos dias, temos visto que há alguns problemas de resistência de alguns DeMolays e Maçons quanto a não padronização da vestimenta dos Seniores DeMolays. Então vamos procurar esclarecer algumas coisas com relação a isto.

Primeiro, é bom lembrar a condição do Sênior DeMolay. E como sempre, é bom e salutar compará-lo a um ex-aluno desta escola de líderes. Pergunto a vocês. Quando um ex-aluno de uma escola vai visitá-la, ele deve ir com a farda da escola como os demais alunos? A resposta não pode ser outra se não negativa. Ele não precisa, embora nada o impeça de ir. Usando da analogia, meus caros Irmãos e Sobrinhos, só posso dizer que o Sênior DeMolay não tem obrigação de seguir o padrão normal da vestimenta DeMolay. Pode até ser meio chocante para os tradicionalistas, mas não é algo incomum até para outros estados.

Segundo - e está é para os seniores também - para preservar um certo decoro na escola, está pode exigir um padrão de roupas para que se entre nela. Seja aluno ou não. Algumas escolas por exemplo, não aceitam pessoas que não estejam usando calças, mesmo que não sejam alunos. Shorts, saias curtas, nem pensar. Existe um padrão de respeito, mas não um padrão definido de cores ou fardamento. Ou seja, venha à nossa escola quando quiser, mas no mínimo usando calas compridas.

Trazendo isto para a Ordem DeMolay, podemos dizer que o ex-aluno é o Sênior DeMolay. Alumni (Associação de Seniores, por exemplo), que se pronuncia "aluminái", significa associação de ex-alunos, numa tradução mais literal. Como Sênior, um DeMolay não precisa seguir um padrão de cores para a sua roupa porque ele não tem mais que usar "farda". Em compensação, terá que seguir o decoro e apresentar-se com roupa social e gravata. Estas seriam a sua "calça comprida" do exemplo anterior. Assim, existe uma exigência mínima, mas ela se atém somente, por assim dizer, às formas das roupas ou a sua matiz. Roupa social. As cores não são uma obrigatoriedade.

Vamos admitir que poderão aparecer Seniores em cores meio estravagantes ou que "não combinam". Bom, aí o problema meio que é deles. Vestir-se bem é interessante, mas seguir a moda e suas tendências não é uma obrigação em lugar nenhum. Desde que ele esteja dentro do padrão e devidamente abotoado e com a gravata num nó aceitável, ou seja, com toda a sua indumentária no lugar, não poderá deixar de assistir uma reunião que seja. Afinal, gosto não se discute. Se um prefere branco e o outro verde, fazer o que? Cada um vai com a sua camisa na cor que prefere.

Vamos aos contras, que sempre sei que falarão:
1) "Vai despadronizar a Ordem". O padrão é para ativos. Seniores e Maçons não precisam segui-los. Temos que lembrar que padrão é uma iniciativa brasileira e que a Ordem Mundial não tem isso. Claro que é muito bom os ativos fardados numa cor só. Bonito até. Mas até criaram significado para essas cores como se fosse uma coisa da Ordem em si. Não é. É organização nossa e que repetimos: "só para os ativos".

2) "Os ativos vão questionar." Questionamentos geram respostas. Se eles perguntarem, respondam e eles vão saber que os Seniores podem. Se quiser, ainda pode fazer melhor e mandar eles pesquisarem para fica sabendo. DeMolay tem que saber ir atrás do que quer saber.

3) "A Ordem perde essência". Se buscarmos a essência da Ordem, a única vestimenta é a capa, não haverá padronizaasse uma túnica por cimação etc. Por acaso já viram a cor do terno de Land nas reuniôes DeMolays? O que ele exigia era que se vistissem impecáveis no preparo, mas a vestimenta não trazia cor. Usava-se uma túnica por cima. Portanto...

O que queremos com tudo isto é pedir que não barrem seus Seniores por usarem vestimentas de cores diferentes. É um direito que lhes assiste. O Sênior não tem direito a vez e voz, logo não precisa obedecer uma série de coisas. A obediêmcia deles é moral, ética e filosófica. Talvez tenha sido essa onda de exigir muito de Seniores DeMolays, que causou essa onda de Sênior que atua como ativo. Quando você exige de alguém, ele quer algo em troca. Fato.

Seniores, vocês estão livres para usarem as vestimentas em cores variadas. Pedimos apenas que em respeito aos Maçons e Seniores mais experientes e tradicionalistas, que não abusem nas cores. Pedimos aos Maçons e Seniores mais experientes e tradicionalistas, que tolerem os Seniores mesmo com roupas um pouco menos elegantes. Direito deles.

0 comentários: