"Todo Mundo pode fazer História, só um grande homem pode Escrevê-la"

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Brasão da Ordem DeMolay e seus Significados

Postado por Neto 11:40 | Nenhum comentário

O Brasão da Ordem DeMolay

O Brasão da Ordem DeMolay foi idealizado pelo fundador de nossa magnífica Ordem: Tio Frank Shermann Land. Ele a projetou como uma insígnia e símbolo que nos reconhecem como DeMolays e representantes dela. Todas as suas partes possuem um significado particular, e nós como DeMolays devemos ter esse conhecimento.

Brasões anteriores da Ordem DeMolay:



A Coroa - simboliza a Coroa da Juventude, que nos lembra as sete Virtudes Cardeais de um DeMolay. É um símbolo de Realeza e Poder, que deve ser a mesma pertinente ao caráter de todo o jovem que souber compreender e trazer consigo o exemplo das virtudes enunciadas pela Ordem como cardeais, que só serão obtidas com o tempo e com experiências da vida. Losango - Quadrilátero de quatro lados iguais e dois ângulos agudos e dois obtusos, significa o Alfa e o Omega, o início e o fim de nossas cerimônias.


Os Rubis - que ornamentam a Coroa são em honra ao nosso Tio Frank Sherman Land e os nove jovens - Louis G. Lower, o primeiro DeMolay; Ivan M. Bentley; Edmund Marshall; Gorman A. McBride; Jerome Jacobson; William W. Steinhilber; Elmer Dorsey; Clyde C. Stream e Dalph Sewell, cuja amizade os prenderam e os reuniram na formação da Ordem DeMolay. Os Rubis Vermelhos são em honra aos Fundadores que já faleceram. As Pérolas representavam os Fundadores quando vivos. À medida que a “convocação final” chegava a cada um deles, como vem a todo homem, um Rubi Vermelho tomava o lugar de uma Pérola. Atualmente não existem mais pérolas em nosso emblema, pois o último fundador faleceu há poucos anos.


O Elmo - é emblema do cavalheirismo que nós como DeMolays exibimos por nossa cortesia e respeito para todas as pessoas e sem a qual não haveria o caráter. Representado em cima da Coroa da Juventude, virado para o ocidente, recordando a nobreza dos cavaleiros medievais e toda a raça de sua existência, coragem e bravura em campos de batalha. Representa a postura hierárquica, sagrada e religiosa. Os candidatos quando se iniciam nos mistérios da Ordem DeMolay, formaram o próprio elenco do brasão, simbolizando que possuem todas as elevadas qualidades morais representadas pelo elmo: cortesia, nobreza de caráter, cavalheirismo, por tal motivo ingressando na Ordem, com autorização do Capítulo.


A Lua em quarto crescente - No centro do circulo, a lua é considerada o símbolo dos iniciados e quer dizer que, embora já tenhamos aprendido alguma coisa, ainda existe muito para aprendermos e muito para ser descoberto. A parte branca iluminada é o que já aprendemos, e a parte escura é o que falta aprender. É também um sinal do segredo e constantemente recorda  a nós  DeMolay’s o dever de não revelar os segredos de nossa Ordem ou trair a confiança de um amigo.


 
Estrela de cinco pontas - Sendo um símbolo muito complexo de ser interpretado. Chamada no mundo profano como pentalpha, pentagrama, estrela quinaria e estrela de cinco elementos. Representa o ser humano porque nela estão marcadas as cinco extremidades do homem: a cabeça, os braços e as pernas; bem como os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato; e ainda os cinco elementos naturais dos seres mimados: a matéria, o espírito, alma, força e vida interpretada fisicamente, simboliza que no corpo humano concentram-se as cinco forças ou elementos que a natureza impõe para perpetuar a espécie e a eternidade da vida. Pitágoras considerava a figura geométrica como o Emblema da Perfeição e do Supremo Saber. Esfera central azul - Representando o céu, rodeado por esferas brancas, representando a corrente formada pelos maçons protegendo os Capítulos, representados pela estrela de cinco pontas.


As Espadas - Duas espadas que se cruzam atrás do brasão. São a espada da justiça, lembrando Jacques De Molay, a fidelidade e tolerância de nosso mártir durante seu julgamento. Símbolo do sacrifico do iniciado em busca da luz, a necessidade do extermínio dos sentimentos profanos para a jornada do aperfeiçoamento. Significado diferente de punhal, que é o símbolo dos fracos, usado para atacar pelas costas, a espada significa uma pessoa forte, usada quando uma pessoa enfrenta seus problemas de frente.


As Estrelas - que cercam a lua crescente simbolizam a esperança e sempre e nos lembra das obrigações e deveres que um Irmão da Ordem deve a outro. O círculo simboliza a irmandade dos DeMolays e Capítulos, representados pelas dez estrelas que estão no círculo, que são também o fundador e seus nove companheiros.




O AMARELO: Predominante, significa a luz.
O VERMELHO: Significa força, energia e coragem.
O AZUL: Está para equilibrar o vermelho, formando o homem perfeito.

Estejamos seguros de usar este Emblema orgulhosamente, esteja ele em uma lapela, camiseta ou em um pedestal. Lembre-se, com toda a humildade, que quando você usa este emblema, você estará representando e estará falando para mais de três milhões de outros DeMolays distribuídos ao longo do Mundo.

0 comentários: