"Todo Mundo pode fazer História, só um grande homem pode Escrevê-la"

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os Graus da Ordem DeMolay

Postado por Neto 15:16 | Nenhum comentário



Ritual do Grau de Cavaleiro
 
Ritual dos Graus DeMolay e Iniciático
















Ritual do Grau do Ébano


Grau Iniciático

Pré-requisitos: Ser convidado à ingressar na Ordem por um DeMolay, Sênior DeMolay ou um Maçon; preencher o formulário de ingresso; crer em Deus ou em um Criador Supremo; ser aprovado em Sindicância própria e passar por uma Cerimônia Magna de Iniciação em um Capítulo DeMolay regular qualquer.

Idade necessária: 12 anos completos e 21 anos incompletos.

É a primeira instrução, por assim dizer, que passam àqueles que definitivamente ingressam na Ordem DeMolay. Um período de instrução que proporciona ao membro conhecer e assimilar um pouco da filosofia DeMolay, seguindo as virtudes que lhes são apresentadas em nossas cerimônias.

Durante o grau iniciático, serão observados todos os trabalhos que o recém iniciado realizará junto ao grupo, com intuito de desenvolver a Ordem, ajudar o próximo e menos favorecidos, seguir as virtudes e aprender sobre a Ordem DeMolay.

 
Grau DeMolay

Pré-requisitos: Possuir o Grau Iniciático; ter boa frequência nas Reuniões e atividades do Capítulo e ser aprovado no exame de proficiência.

Idade necessária: 12 anos completos e 21 anos incompletos.

O grau DeMolay vem trazer uma lição de vida inspirada na história da Ordem DeMolay, é a oportunidade de acesso a uma parte da história da humanidade de que pouco se fala. Uma vez assistido este grau, o jovem acrescenta a seu caráter uma grande lição que lhe ajudará no decorrer de sua vida.

Neste grau, o espírito de liderança se desenvolve, ficando o jovem apto a administração de seu Capítulo, a grande vantagem é que quando um DeMolay assume a liderança das atividades de seu Capítulo, já possui uma grande bagagem de instrução, conhecendo as necessidades e carências a serem resolvidas.

Uma vez alcançado esse Grau, o jovem DeMolay passa a poder ocupar cargos e compor o Corpo de Oficiais do Capítulo.

 
Grau de Cavaleiro

Pré-requisitos: Possuir o Grau DeMolay, ser regular em seu Capítulo.

Idade necessária: 17 anos completos ou 16 anos com autorização do Grande Mestre Estadual e 21 anos incompletos

Além de seus dois graus (grau Iniciático e DeMolay), a Ordem DeMolay possui mais dois "graus ritualísticos", chamados de Ordem. Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a DeMolay possui um segundo corpo denominado de Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay (Nobres Cavaleiros) que é constituído por duas Ordens: a Ordem de Cavalaria e a Ordem do Ébano.

Estas duas ordens possuem seus próprios Rituais Secretos e os Cavaleiros (chamados de Sir) se reúnem em Priorados (e não em Capítulos).

Um DeMolay que possui a idade de 17 anos e não completou seus 21 anos, está regular em seu Capítulo e possui os Questionários de ambos os graus memorizados, pode solicitar o ingresso em um Priorado dos Nobres Cavaleiros.

A Cerimônia de Investidura é muito profunda e se inspira na cerimônia utilizada pelos templários. O DeMolay se rededica às Sete Virtudes Cardeais que passam ser chamadas de as Sete Grandes Luzes.


Grau do Ébano

Pré-requisitos: Possuir o Grau de Cavaleiro.

Idade necessária: 19 anos completos.

A partir dos 19 anos de idade, um Nobre Cavaleiro têm o direito de ser investido nesta Ordem. Ela ensina as últimas lições aos DeMolays que estão prestes a cruzarem o Portal da Maioridade. De significado profundo (Ébano significa escuridão), o Ritual encerra uma descrição das dificuldades que encontramos em nossas vidas diárias.

0 comentários: