"Todo Mundo pode fazer História, só um grande homem pode Escrevê-la"

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O que é a Ordem da Cavalaria???!!!

Postado por Neto 17:35 | Nenhum comentário


A Ordem da Cavalaria é uma Organização paralela de antigos DeMolays. O programa da Cavalaria é para DeMolays Ativos entre 17 e 21 anos de idade que são organizados em um denominado PRIORADO com seus próprios Rituais e Oficiais.

O nome oficial da Ordem da Cavalaria é: "Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay". Não é um Grau Honorífico ou um prêmio, mas um Corpo de trabalho cujo propósito é o de estender servir a Ordem DeMolay.

As principais funções de um Priorado de Nobres Cavaleiros são:

Desenvolver e apoiar a Ordem DeMolay e os seus Capítulos.

Manter o Interesse e a dedicação dos DeMolays antigos.

Providenciar um programa de atividades para os membros do Priorado.

A Ordem da Cavalaria foi criada em 1946, quando foi apresentada perante ao Supremo Conselho Internacional. Através dos anos, as atividades dos Cavaleiros têm consistido de programas sociais e educacionais voltados para os DeMolays mais antigos, com ênfase especial ao planejamento de uma carreira e atividades em grupo, uma vez que é nesta faixa etária que o jovem começa a definir seus objetivos profissionais. A Ordem da Cavalaria possui dois graus: O Grau de Cavaleiro e O Grau do Ébano. Ao completar 17 anos de idade, todo DeMolay regular em seu Capitulo tem o direito de ser investido na Ordem da Cavalaria e com 16 anos com a autorização do Grande Mestre Estadual, sendo o Priorado proibido de realizar sindicância, Escrutínio, ou cobrança de qualquer espécie de questionário ou trabalho para avaliação dos conhecimentos do DeMolay à ser investido. Atingindo a idade de 19 anos, o jovem Cavaleiro deve ser automaticamente investido no Grau do Ébano.

O jovem que desejar ser investido nos graus da Cavalaria deve solicitar uma proposta ao protocolista do Priorado, e pedir ao Consultor de seu Capítulo que assine no local Indicado. É a assinatura do Consultor que garante que ele é um DeMolay ativo em seu Capítulo, que não está suspenso, e que está em dia com suas obrigações, não havendo, portanto nada que desabone seu ingresso nas fileiras de um Priorado de nobres Cavaleiros. A proposta também deve ser assinada por dois Cavaleiros, porém alertamos aos Cavaleiros que não utilizem Isto como forma de seleção, só assinando uma proposta após ter consultado os membros do seu Priorado.

No momento de sua investidura no Priorado, ele deve apresentar o seu Cartão de Regularidade DeMolay em dia, e o cartão do seu último exame de proficiência, já que no decorrer de sua Cerimônia de Investidura, ele deverá lembrar de todas as promessas feitas perante o altar de seu Capítulo. Em último caso, se o Cartão de proficiência não tiver sido emitido pelo Capítulo do Candidato, o 1º Diácono do Priorado deve realizar o exame de proficiência antes da Investidura, e o Priorado emitirá um novo cartão de proficiência.

Obs.: O exame de Proficiência, consiste na cobrança dos questionários dos Graus Iniciático e DeMolay, pelo 1º Diácono do Capítulo, em reunião secreta do Capítulo, conforme consta em nossos rituais na parte questionário para exame. Ao ser aprovado, o DeMolay receberá o Cartão de Proficiência, emitido pelo Secretário do Capitulo. É necessário, portanto que os Diáconos dos Capítulos e Priorados, assim como todo DeMolay, tenham estes questionários corretamente memorizados, já que no momento do exame eles não poderão estar portando o mesmo.

A Ordem da Cavalaria é para DeMolays que já tenham completado 17 anos e que ainda não atingiram 21 anos, porém, no momento da Instalação de um novo Priorado.

Para ser Oficial de um Priorado, inclusive Ilustre Comandante Cavaleiro, o Cavaleiro não precisa possuir o Grau do Ébano, pois neste grau, todos os cargos são simbólicos, podendo serem ocupados por qualquer Cavaleiro que o possua; E ao contrário do Capitulo, onde todo assunto deve ser tratado em sessão administrativa do Grau DeMolay, sem a participação dos iniciáticos, no Priorado os Assuntos são tratados em sessão aberta no Grau da Cavalaria, com a participação de todos os Cavaleiros.

Nas convocações (denominação correta das reuniões de um Priorado) e nas correspondências dos Priorados, usamos o tratamento de "Sir,"' porém, este tratamento não deve ser usado nos Capítulos e outros Corpos Subordinados da Ordem DeMolay, onde usamos o tradicional "Irmão", mesmo ao nos dirigirmos a um Cavaleiro.

Os paramentos do Priorado (Colar verde de oficial, espadas e faixa de não-oficial) não devem ser usados fora das convocações dos Priorados, exceto quando o Priorado tiver sido convidado para conduzir ou tomar parte em uma cerimônia de Capítulo, ou em uma Cerimônia de Apresentação da Ordem DeMolay.

Alguns serviços que podem ser realizados pelo Priorado:

Conduzir Cerimônia de Maioridade;

Conduzir Cerimônia em Memória;

Servir como técnicos representantes ou árbitros em eventos esportivos;

Participar em projetos de apresentação da Ordem DeMolay na Maçonaria.


OBSERVAÇÕES GERAIS

Não devemos confundir o Grau Honorifico de Chevalier com o Grau de Cavaleiro, já que o primeiro é uma honraria da Ordem DeMolay existente no Brasil, conferido pelas Cortes de Chevalier e o segundo é um Grau que qualquer DeMolay maior de 17 anos pode receber, ao requisitar Ingresso em um Priorado.

Da mesma forma que não devemos usar os termos "grau 1" e "grau 2", ao nos referimos aos Graus lniciátíco e DeMolay, não é correto usar "Grau 3" e "Grau 4" em referência ao Graus da Cavalaria e do Ébano, pois estes são partes da Ordem da Cavalaria, não constituindo um caminho obrigatório para o DeMolay, mas sim uma forma de manter aceso o interesse dos DeMolays mais velhos, e abrir espaço para que os DeMolays mais novos ocupem funções de responsabilidade nos Capítulos. O Grau de Chevalier, também não deve ser representado por qualquer número.

Termos como Iniciação, Elevação e Exaltação não podem ser usados nos Priorados e Cortes. Os termos corretos são: Investidura nos Graus da Cavalaria (Investidura no Grau de Cavaleiro e Investidura no Grau do Ébano) e Investidura ao Grau de Chevalier.

Outras funções de uma Corte de Chevalier e de um Priorado de Cavaleiros podem ser encontradas em seus Estatutos, cujos modelos se encontram em nosso Supremo Conselho.

0 comentários: