"Todo Mundo pode fazer História, só um grande homem pode Escrevê-la"

sábado, 2 de abril de 2011

O Sênior DeMolay

Postado por Neto 00:00 | 3 comentários

Ao atingir a idade de 21 anos, o DeMolay deixa de ser considerado como Ativo e passa a fazer parte do grupo de DeMolays Seniores. Esta transição é formalmente marcada pela Cerimônia de Maioridade, que pode ser realizada em uma reunião pública ou fechada.

Muito embora nossa regulamentação preveja a possibilidade do Sênior DeMolay atuar ainda como Tesoureiro ou Escrivão, na ausência de outros membros do Capítulo aptos, o Sênior DeMolay já não tem mais direito a voto nas discussões Capitulares, somente possuindo o direito de voz – ou seja, de expressar sua opinião quando a palavra lhe for concedida.

Sendo assim, o universo do Sênior DeMolay é completamente diferente do universo do DeMolay Ativo, ainda que tenha pontos em comum. Enquanto os Ativos existem somente na faixa entre 12 e 20 anos, os Seniores começam a partir dos 21 anos e seguem até o término de suas vidas.

Por consequência, os interesses dos Seniores, suas atividades e mesmo sua disponibilidade para frequentar reuniões são diferentes dos jovens que compõem o quadro de Ativos de seus Capítulos de origem. É importante que isso fique bastante claro para todos os membros de nossa Ordem – um DeMolay Sênior não possui as mesmas obrigações, os mesmos deveres ou os mesmos direitos que um DeMolay Ativo. De forma resumida, Sênior não é Ativo.

A pergunta que se segue, naturalmente, é: o quê o Sênior é, afinal? Literalmente, um Irmão mais velho. O Sênior, por definição, já foi Ativo, já ocupou cargos no Capítulo, já participou de suas Comissões, seja como membro, seja como presidente. Ele pode aconselhar seus Irmãos Ativos com exemplos nascidos de sua experiência como DeMolay.

Fica visível nesse ponto uma enorme diferença entre os Seniores DeMolays e outro grupo participante da Ordem: os Tios Maçons. Enquanto nossos Tios Maçons auxiliam a partir de sua experiência de vida e dentro da Ordem Maçônica, os Seniores possuem a proximidade e a facilidade de comunicação oriunda do fato de serem DeMolays igualmente como os Ativos e, portanto, poderem se tratar em igualdade fraternal, ainda que o respeito sempre deva se manter.

No entanto, cabe aqui outra observação importante, sobre a natureza do ato de aconselhar. O Sênior deve estar disponível para os Conselheiros e para os demais Irmãos Ativos, sempre colocando sua experiência a serviço do Capítulo. No entanto, seus conselhos devem ser solicitados, nunca impostos. Um Sênior pode, dependendo da ocasião, oferecer seus conselhos, mas cabe ao DeMolay Ativo aceitá-los ou acatá-los.

Contudo, não é o papel de “conselheiro” que o Sênior tem o dever fundamental de cumprir; é o papel de modelo. Os Irmãos Iniciáticos recém-chegados ao Capítulo, quando se perguntarem o quê acontece quando alguém pratica as lições aprendidas dentro de nossas reuniões, especialmente as nossas Sete Virtudes Cardeais, vão direcionar seus olhares para os mais velhos presentes – exatamente os Seniores.

Se esses Seniores forem bons homens respeitáveis que ostentem a Coroa da Maioridade com a devida honra, os Iniciáticos terão maior confiança no rumo de suas vidas; no entanto, se os Seniores repetidamente agirem contra os princípios de nossa Ordem e contra seus juramentos, é inevitável que a dúvida e mesmo a descrença se instalem nos corações e nas mentes de nossos Irmãos mais novos.

Assim como o DeMolay é o exemplo para o Iniciático e o Cavaleiro para o DeMolay, o Sênior é o exemplo para os Ativos. Um Sênior comprometido, responsável e de reputação ilibada diz mais a favor de seu Capítulo do que qualquer discurso e qualquer Cerimônia Pública.

Não é porque o Sênior não é mais Ativo que seus juramentos perdem a validade – em realidade, os juramentos são perpétuos. Cada coisa que juramos deve ser seguida enquanto tivermos capacidade para afirmar “Eu sou um DeMolay”.

Porém, o Sênior não é um satélite, orbitando seu planeta; o Sênior não existe em função do DeMolay Ativo e tem suas próprias necessidades, seus próprios objetivos e sua própria forma de organização e atuação.

Por isso, foram criados os Colégios Alumni e as Associações Alumni estaduais e nacional – para congregar os Seniores e uni-los em ações de interesse comum.

3 comentários:

Muito bom o artigo meu irmão, sejam sempre Demolays, ativos ou não sempre seremos fraternos com nossas viturdes...

Edgar Goularte:.