"Todo Mundo pode fazer História, só um grande homem pode Escrevê-la"

terça-feira, 15 de março de 2011

Perguntas Frequentes sobre a Ordem DeMolay

Postado por Neto 09:00 | Nenhum comentário

O que é a Ordem DeMolay?

A Ordem DeMolay é a maior organização fraternal juvenil do mundo, tendo como objetivo a formação de líderes e cidadãos para um futuro muito próximo, baseado no aprimoramento das "Sete Virtudes Cardeais": Amor Filial; Reverência pelas Coisas Sagradas; Cortesia; Companheirismo; Fidelidade; Pureza; Patriotismo.

A Ordem DeMolay é secreta?

Não. Toda nossa filosofia é pública e maravilhosamente exemplificada através das Cerimônias Públicas, abertas a todas as pessoas que não tenham algum vínculo filiatício à Ordem.
Nossos únicos segredos são nossas formas de reconhecimento, que garantem se a pessoa passou pelas nossas Cerimônias de Iniciação.

É preciso ser católico?

Não. Contudo, a Ordem DeMolay exige que todos seus membros professem uma fé, qualquer que seja. Em todas as nossas Cerimônias oramos para que o Pai Celestial nos ilumine e guarde nossos caminhos.
A Ordem DeMolay não é uma religião, nem uma seita, nem um culto. Também não tem a intenção de substituir seu lar, sua escola ou sua igreja, mas sim tem a intenção de complementá-los. Se você não estiver tendo bom "aproveitamento" nestes itens, a Ordem não vai poder te ajudar.

O que preciso fazer para me filiar?

Para ser membro da Ordem DeMolay é preciso ser um jovem do sexo masculino, de 12 a 21 anos de idade incompletos, que professe uma fé num Pai Celestial, que tenha uma vida ilibada moralmente, que não utilize produtos controlados e que esteja pronto para trabalhar para a comunidade e a fim de se aprimorar como líder e cidadão através dos ensinamentos da Ordem DeMolay. A Ordem DeMolay não é instituto correcional.
Se quiser, envie-nos um e-mail e te informamos qual o Capítulo mais próximo de sua casa!

Mas, afinal, quais são as atividades da Ordem DeMolay?

A Ordem DeMolay faz TUDO o que você gosta de fazer. Nossas atividades são programadas e dirigidas por nós mesmos. Se houver organização e interesse, qualquer evento é possível, mas sempre dentro dos limites sociais e legais.
Para colaborar nas nossas atividades há um grupo de adultos em cada Capítulo, Convento ou Corte Chevalier (cada uma das unidades da Ordem), chamado de Conselho Consultivo. O Conselho é composto de Maçons e DeMolays maiores de 21 anos, chamados de Seniores.

Entre as atividades prediletas dos DeMolays estão:
Festas;
Congressos em várias cidades, Estados e países;
Campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos, livros;
Visitas a hospitais infantis;
Palestras com vários profissionais em épocas de Vestibular;
Teatro;
Competições esportivas;
Gincanas etc.

Normalmente as reuniões são duas vezes por mês, normalmente Sábado ou Domingo, para não coincidir com atividades escolares.

Qual a origem da Ordem DeMolay e de seu nome?

Seu nome tem origem em Jacques DeMolay, último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, queimado vivo em 18 de março de 1314, na Ilha de Vert-Galant, Paris, França, pelo Rei Filipe, o Belo. DeMolay foi preso e torturado por 7 anos por se negar a quebrar seus votos de fidelidade e companheirismo.
A Ordem DeMolay foi fundada em 18 de março de 1919 pelo Maçom Frank Shermann Land, na cidade de Kansas City, Missouri, EUA. Originalmente haviam 9 membros, mas hoje, só no Brasil, são mais de 30.000, espalhados em mais de 800 Capítulos, 140 Conventos e 30 Cortes de Chevaliers.
A Ordem está no Brasil desde 1980, com a fundação do Capítulo Rio de Janeiro, o primeiro da América do Sul. Temos nosso Supremo Conselho independente, que inclusive já se expandiu para países vizinhos, como Bolívia e Paraguai. Além desses, muitos outros países contam com Capítulos DeMolay, tais como: Itália, Alemanha, Japão, Filipinas, Austrália, Panamá, Peru, Colômbia etc. Em breve, mais 3 países receberão Capítulos: Portugal, Rússia e Turquia.

0 comentários: