"Todo Mundo pode fazer História, só um grande homem pode Escrevê-la"

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O iniciático

Postado por Neto 11:09 | Nenhum comentário

Qualquer que tenha sido o motivo que o levou a buscar o ingresso em nossa irmandade tenha certeza que, de princípio, você não compreendeu a possibilidade de progresso espiritual que lhe foi aberta.

A Ordem DeMolay é uma instituição fraternal e iniciática, cujo real segredo encontra-se escondido entre rituais. Nunca sendo violado ou compreendido em sua totalidade, por aqueles que não buscam a verdade com perseverança e sinceridade. Irmão, nossa ordem é uma linda filosofia de vida, mergulhada em lindas alegorias e simbologias. Mas infelizmente muitos falharam em entender a alegoria, e raros foram os que estudaram sua simbologia.

A Ordem DeMolay não se revela totalmente aos seus membros, mas só para aqueles que no desejo de compreenderem a si próprios, se doam inteiramente para se tornarem verdadeiros DeMolays. Onde o Iniciado em nossa Ordem, deixa de seguir nossas sagradas virtudes do Amor Filial, Reverência pelas coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo, para se tornar tais virtudes. Se tornando um símbolo vivo de como a verdadeira iniciação pode transformar vidas.
Aquele que passa por nossa Ordem tratando-a como se fosse qualquer clube profano, não chegará perto de conhecê-la. Mas se pelo esforço e observação, o iniciado reconhece a beleza, grandiosidade, e o privilégio de pertencer em nossa Ordem, e se a seguir com absoluta lealdade e pureza, ela então se revelará como uma flor a desabrochar, mostrando seus verdadeiros segredos até então ocultos.

Mas do ponto de vista exterior, qualquer que seja o grau que possamos atingir para compensar nossos anseios de progresso, tais como DeMolay, Cavaleiro, Ébano, Chevalier, dificilmente poderemos superar o grau de Iniciático. Na finalidade iniciática da Ordem, somos e continuaremos sendo sempre iniciáticos.
Ser um iniciático ativo e inteligente, que realmente faz todos os esforços para progredir de forma sábia pelos caminhos que são apresentados, é sem dúvida melhor que ostentar os mais elevados graus, porém permanecendo na ignorância dos princípios sublimes de nossa Ordem.

Não devemos ter pressa para alcançarmos outros graus, pois o grau pelo qual somos reconhecidos de maneira externa, é sempre superior ao grau de evolução que conseguirmos alcançar interiormente. Tendo isto em mente, compreender de maneira efetiva o significado de nossos símbolos e alegorias, que são a alma de nossa fórmula iniciática, procurando colocar em prática seus ensinamentos diariamente, é muito melhor que sairmos prematuramente deste grau inicial, desprezando-o, sem tê-lo compreendido.

O estado de Iniciático se refere a todos aqueles que estão iniciando sua jornada. Quando nossa mente está aberta, e a vontade de progredir moralmente e espiritualmente, caracteriza as qualidades do iniciático, e o distingue dos forasteiros de Ordem.
No estado de forasteiro, você querido leitor, procurava uma maneira de progresso, uma aspiração superior. E provavelmente se encontrava (se ainda não se encontra), sufocado pela vida material, que converte os homens em completos escravos de seus vícios, de seus Egos, de suas necessidades e de suas paixões. Agora como DeMolay, lhe foi entregue diversas maneiras de enfrentar esses vícios e superar suas limitações. Podendo despertar todo o potencial que se encontrava adormecido dentro de ti.

Mas assim como a ferramenta não faz o carpinteiro, você não poderá se considerar um verdadeiro DeMolay, caso não coloque em prática todos os ensinamentos ocultados de maneira proposital em nosso ritual. Tirando proveito de todas as experiências e ensinamentos que se encontram, agora, a sua total disposição. Caso você reconheça isto, você terá a primeira chave para que seja possível tornar-se um DeMolay. No mais puro e verdadeiro sentido desta palavra.

Nossa vida deve ser um eterno aprendizado, onde tudo que encontrar pelo caminho, sirva como valioso material para a construção de nosso Templo interior, edifício simbólico de nosso progresso. Caso os materiais errados sejam usados para sua edificação, no primeiro abalo, nosso Templo ruirá, e recomeçaremos tudo do zero. Porém, se os materiais corretos forem empregados, nada poderá nos abalar. Então nos tornaremos nosso mais perfeito santuário.

Irmão, perceba que agora lhe foi entregue os materiais corretos, para que você se torne o construtor de seu próprio destino. Emprega-os com sabedoria, e a cada instante que se passar, coloque um tijolo a mais em seu Templo.

Perceba que tudo é bom em sua essência, e que tudo pode ser utilizado construtivamente para o bem. Mesmo que em algumas vezes, isto seja apresentado sob a forma de uma experiência desagradável, de uma desgraça, de uma dificuldade ou um obstáculo. Aqui se constitui o programa que todo verdadeiro DeMolay deve se esforçar para realizar diariamente. Encontrar nas próprias diversidades e incertezas da vida, o desejo incessante de transformar o mundo ao seu redor, num lugar onde Amor Filial, Reverência pelas coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo, se tornem algo comum para todos os homens. E esta mudança deve ocorrer primeiramente, e principalmente, dentro de nós mesmos.

Na iniciação somos mergulhados numa simbólica escuridão, que representa nossa falta de conhecimento sobre a vida, e principalmente, nossa falta de conhecimento sobre nós mesmos. A partir do momento que suas vendas foram retiradas simbolicamente, é seu dever retirar as vendas dos outros homens. Apontando-lhes o caminho do bem e do Amor, sendo um exemplo vivo a ser seguido por todos. E só conseguiremos mudar o mundo se, primeiramente, conseguirmos transformar a nós mesmos. É nisto que está baseada a filosofia da Ordem DeMolay, tornar-se um líder, um exemplo a ser seguido por aqueles que se encontram perdidos. Da mesma forma que você Irmão, se encontrava anteriormente. Você se lembra do que jurou fazer como DeMolay? Recomendo que antes de dormir, faça a leitura de seu juramento.

Aprenda o que é a Ordem em sua essência, quais foram suas origens, o significado da Iniciação simbólica pela qual fomos recebidos, a filosofia iniciática da qual provêm o ritual. E depois de ter aprendido tudo isso, coloque em prática seus ensinamentos, para que, enfim, você consiga transformar a si mesmo em um verdadeiro DeMolay.
Abraços Fraternos


André Bethiol Victoria

http://www.oiniciatico.blogspot.com/

0 comentários: