"Todo Mundo pode fazer História, só um grande homem pode Escrevê-la"

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Escudeiros da Távola Redonda

Postado por Neto 11:14 | Nenhum comentário


O que são os Escudeiros?
A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda foi fundada em 1997, na cidade de Vancouver, como uma organização filiada à Ordem DeMolay. Rapidamente, espalhou-se pelo território americano e chegou ao Brasil, por intermédio do Colégio Alumni Juiz de Fora nº 001, que estabeleceu o primeiro núcleo de Escudeiros em terras brasileiras, em 07/12/2002, no Capítulo Juiz de Fora da Ordem DeMolay.
 
Qual é o objetivo da Ordem?
O objetivo da Ordem é permitir que meninos com a idade entre 07 e 12 anos possam participar das atividades da Ordem DeMolay.
 
Em que se baseia a filosofia da Ordem?
Os Escudeiros, assim como a Ordem DeMolay ensinam lições morais e valores para que os meninos possam ter uma adequada formação de caráter. Os Escudeiros possuem um ritual próprio, mais simples e de mais fácil compreensão. Em suas reuniões, o Mestre Escudeiro têm a assistência de um DeMolay ativo ou sênior (Nobre Cavaleiro) e um Maçom (Tio Consultor). As virtudes realçadas por esse ritual são as lições de vida de um escudeiro: Sabedoria, Verdade e Justiça, representadas, respectivamente pelos Livros, pela Espada e pelo Malhete.
 
O que significa o emblema dos Escudeiros?
O emblema dos Escudeiros é um círculo dividido em quatro quadrantes. No primeiro quadrante, do lado esquerdo, na parte superior, está o brasão da Ordem DeMolay, pois se não existisse Ordem DeMolay, não existiriam os escudeiros. No quadrante superior direito há um Malhete, representando o Malhete da Justiça, que é guardado pelo Mestre Escudeiro durante as reuniões. No quadrante inferior esquerdo, está a Espada da Verdade, que fica com o 1º Escudeiro. No quadrante inferior direito, estão representados os Livros da Sabedoria, que ficam sob a guarda do 2º Escudeiro durante as reuniões.
 
Um Escudeiro já é um DeMolay?
Não, um Escudeiro ainda não é um DeMolay. É sim filiado à Ordem DeMolay. Escudeiros e DeMolay’s tratam-se como irmãos. Um Escudeiro, por ter as qualidades necessárias para entrar na Ordem dos Escudeiros, após completar a idade necessária para ser um DeMolay, tem maiores chances de se tornar um membro da Ordem DeMolay, tudo dependerá de sua conduta, sempre.
 
Como fazer para se tornar um membro da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda?
 A idade para ingresso é de 07 anos completos à 12 anos incompletos. O candidato ao ingresso deve ser indicado por um Escudeiro, um DeMolay ativo ou sênior ou um Maçom, e passará por uma entrevista onde o candidato e seus responsáveis serão avaliados dentro das qualidades necessárias para sua integração na Ordem.

0 comentários: